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sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Declaração dos Direitos da Criança

1º Princípio – Todas as crianças são credoras destes direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, condição social ou nacionalidade, quer sua ou de sua família.

2º Princípio – A criança tem o direito de ser compreendida e protegida, e devem ter oportunidades para seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade. As leis devem levar em conta os melhores interesses da criança.

3º Princípio – Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.

4º Princípio – A criança tem direito a crescer e criar-se com saúde, alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas, e à mãe devem ser proporcionados cuidados e proteção especiais, incluindo cuidados médicos antes e depois do parto.

5º Princípio - A criança incapacitada física ou mentalmente tem direito à educação e cuidados especiais.

6º Princípio – A criança tem direito ao amor e à compreensão, e deve crescer, sempre que possível, sob a proteção dos pais, num ambiente de afeto e de segurança moral e material para desenvolver a sua personalidade. A sociedade e as autoridades públicas devem propiciar cuidados especiais às crianças sem família e àquelas que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manutenção dos filhos de famílias numerosas.

7º Princípio – A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, sua capacidade para emitir juízo, seus sentimentos, e seu senso de responsabilidade moral e social. Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.

8º Princípio - A criança, em quaisquer circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber proteção e socorro.

9º Princípio – A criança gozará proteção contra quaisquer formas de negligência, abandono, crueldade e exploração. Não deve trabalhar quando isto atrapalhar a sua educação, o seu desenvolvimento e a sua saúde mental ou moral.

10 º Princípio – A criança deve ser criada num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes.

Dia a dia do seu filho no Ensino Fundamental


* Cultive o hábito da leitura em sua casa.


* Ajude seu filho a conservar o livro didático. O material servirá para outros alunos futuramente.


* Acompanhe a frequência da criança ou do adolescente às aulas e sua participação nas atividades escolares.


* Visite a escola de seus filhos sempre que puder.


* Observe se as crianças ou adolescentes estão felizes e cuidadas no recreio, na hora da entrada e da saída.


* Verifique a limpeza e a conservação das salas e demais dependências da escola.


* Observe a qualidade da merenda escolar.


* Converse com outras mães, pais ou responsáveis sobre o que vocês observam na escola.


* Converse com os professores sobre dificuldades e habilidades do seu filho.


* Peça orientação aos professores e diretores, caso perceba alguma dificuldade no desempenho de seu filho. Procure saber o que fazer para ajudar.


* Leia bilhetes e avisos que a escola mandar e responda quando necessário.


* Acompanhe as lições de casa.



* Participe das atividades escolares e compareça às reuniões da escola. Dê sua opinião.


* Participe do Conselho Escolar.

Dia a dia do seu filho na Educação Infantil

1. Aspectos que os familiares podem verificar diretamente na creche ou na pré-escola:

•    A instituição tem autorização de funcionamento expedida pela Secretaria Municipal de Educação?
•    O alvará sanitário está afixado em lugar visível?
•    A instituição tem proposta pedagógica em forma de documento?

•    Há reuniões com familiares pelo menos três vezes por ano?
•    Os familiares recebem relatórios sobre as vivências, produções e aprendizagens?

•    As professoras têm, no mínimo, a formação em nível médio, Magistério?
•    Há no mínimo uma professora para cada agrupamento de:
•    6 a 8 crianças de 0 a 2 anos?
•    15 crianças de 3 anos?
•    20 crianças de 4 até 6 anos?
•    As salas de atividades e demais ambientes internos e externos são agradáveis, limpos, ventilados e tranquilos, com acústica que permite uma boa comunicação?
•    O lixo é retirado diariamente dos ambientes internos e externos?
•    A instituição protege todos os pontos potencialmente perigosos do prédio para garantir a circulação segura das crianças e evitar acidentes?
•    A instituição tem procedimentos preestabelecidos que devem ser tomados em caso de acidentes?
 

2. O que os familiares podem verificar com a criança sobre o atendimento na educação infantil
 

•    Pergunte qual é o nome das professoras e de outros funcionários.
•    Pergunte o nome dos amiguinhos mais próximos.
•    Pergunte à criança o que ela mais gostou de fazer naquele dia.
•    Incentive à criança a contar e a narrar situações vividas na instituição:
•    que músicas cantou ou ouviu;
•    quais brincadeiras aconteceram;
•    que pinturas, desenhos, esculturas ela fez;
•    qual livro a professora leu;
•    que história a professora contou;
•    o que ela está aprendendo, entre outras.



3. O que os familiares podem observar diretamente na criança sobre o atendimento na educação infantil


•    Observe o comportamento da criança quando ela chega na instituição (alegria, timidez ou choro).
•    Observe diária e atentamente enquanto estiver conversando com a criança, seu olhar, seus gestos, sua fala suas reações podem ajudar a avaliar o estado físico e emocional.
•    Observe as reações da criança ao ver seus colegas, isso pode demonstrar como está a relação com a turma.
•    Observe as produções e o material que ela traz da instituição.

Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.

Alfabetização e Linguagem:  http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/fasciculo_port.pdf


Matemática:  http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/fasciculo_mat.pdf


Leitura e Escrita:  http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Pro_cons/indqual_2.pdf



quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Projeto Lixo




Tema: O lixo
Áreas abrangentes: Ciências Naturais, Português e Artes.
Turma: 2º ano

Objetivo: Conscientizar os alunos a importância dos problemas causados pelo lixo e o cuidado que devemos ter com ele; identificar a solução para o lixo (reciclagem e reutilização)

Justificativa: O lixo é um tema atual e de muita importância para a solução de alguns dos grandes problemas que afetam a sociedade atual. Resolvemos falar sobre o assunto porque é de suma importância que as crianças desde cedo já entendam os problemas causados pelo lixo e criem ações que ajudem a resolver os problemas.

Desenvolvimento do projeto:

         Coleta de material: todos os alunos devem pesquisar e trazer textos, reportagens, ilustrações, documentários entre outras  fontes que abordem o assunto.

         Etapas:

·  Será discutido com os alunos sobre o que sabem já sobre o assunto, fazendo uma fala geral.
·         Leitura de texto informativo: O lixo.

·  Fazer a leitura e falar de modo geral o que o lixo significa, onde pode ser encontrado e como é produzido.

·  Os alunos, como atividade, podem observa em um dia, o que vai para o lixo em suas casas e fazer anotações no caderno para ser discutido na próxima aula.

·         Tipos de lixo: Quais são? Que características têm? Ler o texto e discutir com a turma.

·      Pedir que eles observassem a lista que fizeram do lixo produzido em suas casas e identifiquem que tipo de lixo é, quais eles produzem mais...

·         O lixo e o ambiente: Que conseqüência o lixo trás para o ambiente?

·         Conversar com os alunos e assistir um documentário sobre o lixo.

·         Observar o tempo de decomposição dos materiais e construir uma tabela com essas informações para expor à comunidade escolar.

·         Soluções para o lixo: Tratamento

·      Aterros sanitários – como é feito? Quais as vantagens e desvantagens? Leitura de textos informativos.

·      Reciclagem- Fazer a experiência da reciclagem do papel com eles em sala, mostrando para os alunos a possibilidade de transformar coisas que vão para o lixo em novos objetos para serem usados. Trabalhar com diversas matérias (garrafas, tampas, cacos de cerâmica, jornais e revistas velhas, palitos, canudos, entre outros) construir brinquedos e utilidades com esses materiais.

·         Falar sobre a coleta seletiva e empregar esse projeto na escola.
                       



terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Pais não devem delegar tudo à escola




Filhos bem cuidados e seguros. De preferência, alfabetizados. Que já arrisquem umas continhas matemáticas, nem que seja com a ajuda dos dedinhos. Sociáveis, aprendam a dividir os brinquedos. Sejam solidários. Tomem gosto por uma merenda saudável. E se tornem em casa, tão organizados quanto na escola. A lista de expectativas dos pais em relação ao que a escola pode fazer pelos seus filhos antes dos 6 anos de idade pode incluir várias questões como essas. Mas a psicopedagoga Isabel Parolin, autora dos livros Pais Educadores – É proibido proibir? (Editora Mediação) e Professores Formadores: A Relação entre Família, Escola e Aprendizagem (Editora Positivo) alerta: “não adianta delegar para a escola algo que se aprende em família”. Ainda mais taxativa, Isabel diz que “escola não é depósito de criança”.
 


Matéria do Caderno Educação Infantil, da Gazeta do Povo de 21 de fevereiro de 2006

Cuidado: criança em férias é um perigo


Algumas crianças mais arteiras costumam carregar a vida toda, na forma de cicatrizes, as lembranças das férias. Nos meses do verão, quando os pequenos estão longe da escola, a incidência de acidentes envolvendo crianças cresce e bastante. O principal vilão são as quedas, que representam 70% das ocorrências. Em seguida vêm as queimaduras e intoxicações. A incidência dos acidentes varia de acordo com o tempo e com o dia da semana. Quanto mais propício à brincadeira livre, maior a tendência de os machucados aparecerem.

Cuidados
            O papel dos pais para evitar ferimentos nas crianças é fundamental. Não importa o tipo do acidente, mas 90% deles poderiam ser evitados se alguns cuidados básicos fossem tomados.


Onde mora o perigo

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), 80% a 90% dos acidentes com crianças acontecem dentro de casa. A maioria deles poderia ser evitada se alguns cuidados básicos fossem tomados.

Piscina, Jardim e Playground

*Lajes: nunca deixe que seus filhos brinquem na laje da casa. As quedas são sempre fatais.
*Playgrounds: verifique se os equipamentos são apropriados para a idade de seu filho e fique atento aos perigos, como ferrugem, superfícies instáveis ou quebradas.
*Pipa: ensine seu filho a empinar pipa só em lugares abertos e longe de fios elétricos.
*Bicicleta: proteja seu filho com capacete apropriado, quando estiver sobre rodas.
*Piscina: as crianças devem sempre ser supervisionadas por um adulto. Instale cercas de isolamento em todos os lados da piscina, com no mínimo 1,5 metro de altura, e portões com travas. No caso, de piscina infantil, esvazie-a imediatamente após o uso. Ela deve ser guardada virada para baixo e fora do alcance das crianças.


Banheiro

*Para evitar queimaduras, teste a temperatura da água antes do banho.
*Tranque o armário de medicamentos, vitaminas, anti-sépticos bucais e demais produtos que ofereçam perigo de intoxicação.
*Guarde utensílios afiados e aparelhos como lâminas de barbear, tesouras e secadores de cabelo fora do alcance das crianças.
*Mantenha o vaso sanitário fechado
*Um simples descuido pode causar morte por afogamento. Por isso, supervisione sempre a criança durante o banho.


No Carro

*Nunca deixe seu filho sozinho dentro do carro.
*Instale uma cadeirinha para transportar a criança no banco traseiro. Crianças com menos de 12 meses e com peso abaixo de 9 kg devem ser transportadas de costas para o movimento do veículo.
*Os cintos de segurança são desenhados para proteger os adultos ou crianças com mais de 1,45 m. Crianças menores que isso devem usar cadeirinhas ou suportes.


Sala

*Instale grades ou redes de segurança em janelas e sacadas.
*Mantenha vedadas as tomadas que não não estão em uso e proteja fios desencapados.
*Mantenha em local alto e trancado as armas de fogo. A munição deve ser trancada em local separado.
*Cuidado com móveis que tenham quinas afiadas. Mantenha-os longe de janelas e cortinas.

Quarto

*Ao escolher brinquedos, sempre considere a idade, a habilidade da criança e busque sempre o selo do Inmetro. Evite brinquedos com pontas afiadas como flechas e os que produzem sons altos.
*Berço: sufocações podem ser causadas por brinquedos, travesseiros e lençóis dentro do berço. As grades do berço devem ter no máximo 5 centímetros entre elas.


Cozinha

*Mantenha fora do alcance das crianças fósforo, álcool, facas, objetos cortantes, produtos de limpeza e sacos plásticos.
*Deixe baldes e bacias viradas para baixo. As caixas d`água devem ser fechadas.
*Use as bocas de trás do fogão e vire o cabo das panelas para o centro.
*Plantas tóxicas: remova plantas venenosas ou deixe-as inacessíveis para as crianças.

Texto de: Cecília Valenza
Fonte:http://www.criancaemfoco.com.br 

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Projeto Meio Ambiente



Duração: 6 meses
Séries indicadas: Ensino fundamental (1ª a 4ª )


Áreas do conhecimento:

Artes
Artes visuais
Ciências
Geografia
História
Linguagem oral e escrita
Matemática
Movimento
Música
Natureza e sociedade
Português
Informática

Temas transversais

Ética - Meio ambiente - Pluralidade cultural – Saúde.

Descrição:
Dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente;
Ação do homem na transformação do meio ambiente;
Reconhecer a importância da preservação da natureza com utilização da Internet com sites que contenham este tema.

Objetivos:
Contribuir para a formação de uma consciência ecológica nos alunos;
Dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente;
Ação do homem na transformação do meio ambiente;
Reconhecer a importância da preservação da natureza, utilizando recursos da Internet, Portal Educacional e outros sites;
Desenvolver a criatividade da criança;
Explorar por meio de figuras a utilidade dos seres vivos;
Conscientizar ecologicamente as crianças;
Identificar diferentes espécies de animais;
Estimular o interesse pela natureza com honestidade e justiça. e a linguagem oral. Socializar;
Conhecer animais e desenvolver habilidade de corrida, atitudes de iniciativa e colaboração através de brincadeiras;
Desenvolver o ritmo, atenção, raciocínio e a criatividade.


Justificativa:

A escola consiste um espaço privilegiado para o desenvolvimento da educação Ambiental, na medida em que possibilita a realização de um trabalho de intervenção sistemática, planejado e controlado. A escola deve favorecer a construção de conhecimentos que possibilitem a compreensão da complexidade do meio ambiente e das questões sócio-políticas e ambientais subjacentes, bem como a formação de atitudes (valores) e habilidades que estimulem a participação dos alunos no enfretamento dessas questões, com o objetivo final na melhoria da qualidade de vida e de formação de sociedades sustentáveis. Somando tudo temos as bases para a Educação Ambiental.


Desenvolvimento e atividades:

Passeio na frente da escola para observar o ambiente em que vivem. Plantar plantas na floreira da escola ou jardim.
Artes: Origami (fazer animais e plantas de dobradura).
Montagem de mural com imagens ou trabalhos feitos pelos alunos;
Poluição: observação e conscientização da quantidade de lixo no ambiente escolar;
Passeio a um parque florestal;
Apresentação de música e poesia no PowerPoint (slide sobre o meio ambiente)

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Eu sou



RCNEI'S

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL 

VOL. 1 - http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf

Vol. 2 - http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf 

Vol. 3 - http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf

Os 15 melhores filmes animados da década

Confira! 


Toy Story (1995/1999/2010)

Sabe aqueles brinquedos que você dá ao seu filho? Eles ganharam vida, pelo menos neste longa. Lançado inicialmente em 1995, Toy Story é um clássico da animação que só tende a ficar mais conhecido, principalmente com a chegada do terceiro filme da sequência em 2010. A história tem início quando o dono do cowboy Woody decide trocá-lo por um boneco mais moderno, patrulheiro do espaço Buzz Lightyear. E, como era de se esperar, a rivalidade entre os dois acaba se transformando em amizade.


A Viagem de Chihiro (2001)

Do diretor japonês Hayao Miyazaki , a animação mescla fantasia e suspense. Chihiro é uma garota de 10 anos que vai morar com os pais em outra cidade. Só que no meio do trajeto a família entra em um mundo encantando e misterioso. A aventura se torna cada vez mais perigosa quando a menina descobre que os humanos não são bem vindos no local e que os seus pais estão em apuros. O filme foi o primeiro em sua categoria a ganhar o Urso de Berlim e, posteriormente, um Oscar.



Monstros S.A. (2001)

O seu filho tem medo do escuro? E de monstros? Saiba que eles não são tão assustadores assim e, pra falar a verdade, eles morrem de medo é das crianças. Para proteger Monstrópolis do ataque dos humanos, Sulley e seu ajudante e amigo Mike trabalham em uma firma de sustos. E, por meio de um armário mágico, eles viajam entre o nosso mundo e o deles. O problema é que uma garotinha acaba por acidente presa na tal cidade, causando pânico entre os habitantes monstruosos.


Shrek (2001/2004/2007/2010)

Em Shrek as crianças aprenderam que, ao contrário do que se pensava, a primeira impressão não é a que fica. Um ogro assustador e sem modos é o príncipe que vai ao resgate da princesa Fiona – para quem não se lembra, ela foi aprisionada em uma torre devido a uma terrível maldição. A história fez tanto sucesso que já está na sua quarta sequência, o último da série, com estreia prevista no Brasil para julho de 2010.

 A Era do Gelo (2002/2006/2009)
Três amigos que vivem na era glacial. Esse é o enredo de a Era do Gelo, dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, que já está em seu terceiro filme. Na trama, o tigre Diego, o mamute Manny e uma preguiça Sid se envolvem em várias trapalhadas para garantir a sobrevivência do grupo. Outros personagens foram acrescentados à história, mas o esquilo Scrat obcecado por nozes rouba a cena.


Procurando Nemo (2003)

O filme mostra a saga emocionante de um pai em busca do seu filho desaparecido. O detalhe é que tudo se passa no fundo do mar e os personagens principais são dois peixes palhaços. No meio dessa jornada, Marlín, o pai de Nemo, enfrenta várias aventuras e conhece outras criaturas do oceano, como a esquecida blue tang Dory.

Os Incríveis (2004)

Nas grandes cidades, superheróis zelavam pela segurança de nós humanos até que um dia, esses benfeitores começaram a ser processados. O Sr. Incrível teve que se aposentar e se acostumar com uma vida no anonimato, trabalhando em uma firma de seguros e morando com a família nos subúrbios. É claro que isso não vai dar nada certo e quando ele se envolve em problemas a esposa, Mulher-Elástica e os filhos Violeta, Flecha e Zezé vão ao seu resgate.



Madagascar (2005/2008)

Um leão, uma zebra, uma girafa e uma hipopótama são os moradores do mais famoso zoológico de Nova York. Querendo desbravar os mistérios do mundo, o grupo planeja uma fuga e acabam, por acidente, na ilha de Madagascar, na África. Nem precisa falar que eles vão aprontar várias confusões para se acostumarem à nova “vida selvagem”. A história já está no seu segundo filme e ficou tão famosa que os Ping uins do zôo até  ganharam o seu próprio desenho na televisão.


Ratatouille (2007)

Todos sabem que animais e cozinha não combinam. Será? Em Ratatouille, um pequeno ratinho tem somente um sonho: o de se tornar um grande chefe. Mas como a sua entrada não é permitida em restaurantes ele acaba ajudando o aprendiz a cozinheiro, Linguini, com os seus dons culinários. A parceria inesperada rende boas trapalhadas e muitas risadas.


Wall-E (2008)

O filme é uma boa para discutir a preservação do planeta com as crianças. Em um futuro não tão distante, a Terra se transformou pela ação de nós humanos em um verdadeiro depósito de sujeira. Sozinho e somente com um amigo – uma barata, é claro -, o único habitante que restou foi o pequeno robô Wall-E, responsável armazenamento de todo o lixo. A história ganha outro rumo quando ele recebe a visita robô Eve e se apaixona por ela. Ganhador do Oscar de melhor filme de 2008, o longa tem direção de Andrew Stanton, o mesmo de Procurando Nemo.


Horton e o Mundo dos Quem! (2008)

Baseado no livro do escritor americano de literatura infantil Ted Geisel , o Dr. Seuss, o longa conta a história um elefante simpático que um dia houve um chamado de socorro de uma partícula de poeira alojada em uma flor. Daí ele descobre uma comunidade, a Quem-Lândia, onde vivem pequenos habitantes no local. Para ajudá-los, o elefante inicia a jornada hilária para levar a tal flor ao pico de uma montanha em segurança.




UP - Altas Aventuras (2009)

Um dos filmes mais emocionantes de todos os tempos, UP não para de ganhar ou ser indicado a prêmios. Na história, o aposentado e mal-humorado Carl Fredricksen, de 78 anos, quer realizar o grande sonho que cultivou a vida inteira: ir até o Paraíso das Cachoeiras, uma paradisíaco lugar na América do Sul. Para realizar essa expedição, ele decide transformar a sua casa em meio de transporte, utilizando centenas de balões para isso. Ele só não contava com a presença de uma outra pessoa a bordo, o pequeno otimista - e um tanto irritante - Russell.




Tá Chovendo Hambúrguer (2009)

O jovem cientista Flint Lockwood queria solucionar o problema da fome mundial e, para isso, construiu uma máquina que transforma água em comida. Só que a engenhoca foi parar por acidente na estratosfera e hambúrgueres começam, literalmente, a cair do céu.



Carros (2006)

O relâmpago McQueen era o favorito para se tornar campeão da corrida de automóveis da Copa Pistão. Mas um acidente acontece na pista e ele precisa ser guinchado para o local seguinte da disputa. A história dá uma reviravolta quando o carro fica perdido em uma cidade interiorana, Radiator Springs, em que seus habitantes parecem isolados do restante do mundo.


  


Inspirada n um clássico conto de fada já revisitado pelos Irmãos Grimm, a mais recente produção musical da Disney, ganhou destaque por trazer primeira princesa negra às telas do cinema. O filme também representa a volta da animação em estilo tradicional, como aquela utilizada na confecção de filmes da Era de Ouro como a Bela e a Fera e Cinderela. Na trama, a jovem Tiana luta para realizar o seu sonho de comprar um restaurante na cidade de Nova Orleans, mas uma brincadeira do destino faz com ela acabe beijando um príncipe-sapo para quebrar um feitiço. Tudo dá errado, quando é ela que acaba virando um sapo.

10 coisas para se fazer com crianças em dias chuvosos


1. Rever álbuns de fotografia e vídeos de famíliaÉ uma boa oportunidade para desenvolver o senso de família, relembrando os momentos daquela viagem, daquele natal, daquela primeira apresentação de dança na escola.

2. Pintura Forre jornais velhos e espalhe cartolinas, ou folhas de A4 para as crianças fazerem pintura a dedo com tinta guache. Depois da bagunça, uma boa folia no chuveiro encerra a brincadeira.

3. Farra na cozinha Quem disse que lugar de criança não é na cozinha? Façam biscoitos caseiros, bolo de caneca, chocolate quente, brigadeiro de colher ou o que mais vocês gostarem para lanchar numa tarde fria e chuvosa.

4. Jogos de tabuleiro O jogo de tabuleiro desenvolve habilidades que serão exigidas na vida adulta. Cooperação, criatividade, persistência, ética e respeito ao próximo são algumas delas. De acordo com a faixa etária das crianças, escolham jogos que envolvam todos os membros da família. Muito melhor que ver TV, eu garanto.

5. Contação de histórias Não deixe para contar histórias à noite, quando já estiver cansada. Aproveite fantoches, bonecos de papel, brinquedos das crianças ou o que mais estiver à mão para incorporar os personagens. Faça vozes engraçadas e diferentes para cada um deles. Se seus filhos forem maiores, improvisem um teatrinho.

6. Acampamento na sala de estar Com alguns lençóis velhos e cadeiras ou sofá para apoio, dá pra fazer uma cabana no meio da sala de estar. Se for à noite, melhor ainda, dá pra acender lanternas e fingir que se está num acampamento. Brincar de sombras com a lanterna também é muito legal.

7. Corrida de caixa -  Se você tem um corredor em casa ou no apartamento, pode fazer essa divertida corrida de caixa. Uma caixa de papelão grande dessas de supermercado teve destino mais nobre que a lixeira. Uma tira de tecido velho, que tinha sido resultado do encurtamento da barra de um vestido meu, serviu de base para contornar a caixa e puxar o “carrinho”. Dentro da caixa, apenas uma pequena almofada para tornar mais confortável a brincadeira. Uma de cada vez, eu e o pai nos revezávamos para puxar no corredor, à “alta velocidade”.

8. Salão de beleza - Para quem tem meninas, brincar de salão de beleza é diversão garantida. Penteados, maquiagem, unhas enfeitadas. Para fazer florzinha na unha, use o palito de dente com a ponta melada em esmalte vermelho ou pink.

9. Desfile de fantasias Invente moda com roupas velhas suas e de seu marido. Elas podem se transformar em belas e engraçadas fantasias paras as crianças, que adoram imitar os pais. Você incorpora o fotógrafo, eles os modelos, tire várias fotos e guarde esse momento especial. Boas peças são chapéus, lenços, saltos altos, saias, vestidos, camisas, cintos etc.

10. Karaokê Você não precisa ter o aparelho de karaokê para que a brincadeira seja divertida. Alguém liga o som, interrompe uma música, e o “cantor” continua a partir dali. Depois, é só conferir se ele acertou. Geralmente, a brincadeira rende muitas gargalhadas.

 Está caindo o maior temporal lá fora? Sua casa está cheia de opções para entreter seu filho. Leiam agora 4 opções para vocês:

• Deixe-o se vestir com as suas roupas. É claro que não é para o deixar brincar com uma peça que você ainda nem usou. A regra é separar aquelas esquecidas no armário ou bem resistentes, como gravatas, coletes, vestidos, cintos, sapatos... No fim, organize um desfile.

• Brinque com recortes de revistas. Peça a ele que recorte as figuras de que mais gosta. Depois, escolha um detalhe delas (se for um rosto, coloque só o nariz, por exemplo) e cole-o em uma folha branca. A ideia é desenhar o que a imaginação mandar usando o recorte.

• Faça bicho-de-pé. Preparar o brigadeiro rosa é fácil: em uma panela, misture uma lata de leite condensado e uma colher de sopa de margarina e deixe ferver em fogo baixo, sem parar de mexer. Depois, adicione uma caixa de gelatina de morango e mexa até aparecer o fundo da panela. Deixe esfriar e enrole, passando no açúcar refinado.

• Tome banho de chuva. Se estiver calor, é só abrir a porta e aproveitar. Uma chuveirada depois vai evitar que alguém fique doente.

Fontes: 101 ideias para curtir com seu filho (antes de ele completar 10 anos), de Paula Perim, Ed. Globo; site Bem Feitinho (
http://tvtem.globo.com/culinaria/)