tiaemptylidiane

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Projeto Higiene e Saúde


Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Nesta aula você professor/a terá a oportunidade de trabalhar questões relacionadas à higiene e saúde, que fazem parte do dia-a-dia das crianças, visando à formação de hábitos e atitudes que contribuam para a prevenção de doenças e qualidade de vida.
Duração das atividades
Aproximadamente 120 minutos – duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Inicie a aula verificando o que os/as alunos/as já sabem sobre hábitos de higiene pessoal. Converse com a turma sobre a escovação dos dentes, os momentos de lavar as mãos, bem como sobre a importância do banho em nosso dia-a-dia.
Estratégias e recursos da aula
Para boa introdução e aprofundamento sobre o tema sugerimos a você professor/a que organize os/as alunos/as em uma roda para facilitar o diálogo inicial sobre o tema.
Atividade 1:
Com os/as alunos/as organizados/as em círculo, inicie com uma conversa sobre o corpo. Faça perguntas que instiguem os/as alunos/as a pensarem sobre a temática tais como: em que momentos precisamos escovar os dentes e lavar as mãos? Como tenho cuidado do meu corpo durante o banho? O que acontece com nosso corpo se não cuidamos dos hábitos de higiene?
Depois faça uma dinâmica cujo objetivo é demonstrar as diferenças, ou seja, a forma singular com que cada um/a observa o corpo humano. Para essa atividade, vamos precisar de folha de papel branco, lápis de escrever e de colorir. Com a turma organizada em círculo entregue uma folha para cada participante e um lápis de escrever. Coloque uma música para tocar e ao seu sinal as crianças começam a desenhar um corpo humano. Espere alguns segundos e pare a música. As crianças passam sua folha desenhada para o/a colega da esquerda e recebe a folha do/a colega da direita. A música é reiniciada e cada um/a continua o desenho do/a outro/a colega. A dinâmica continua até cada desenho retornar para seu/sua dono/a. Após a dinâmica, converse com a turma sobre as diferenças e semelhanças nos desenhos e como cada um/a contribuiu com o desenho do/a outro/a. Aproveite o momento para expor as imagens produzidas na parede ou mural da sala de aula.

Atividade 2: Na sala de Multimídia
Leve seus/suas alunos/as para a sala Multimídia da escola e acesse o sítio:
Você irá encontrar o vídeo no You Tube: “Ratinho Castelo Rá-tim-bum”.

Ratinho Tomando Banho
Castelo Ra-Tim-Bum

Tchau preguiça
Tchau sujeira
Adeus cheirinho de suor
Oh...
Lava lava lava
Lava lava lava
Uma orelha uma orelha
Outra orelha outra orelha
Lava lava lava lava
Lava a testa, a bochecha,
Lava o queixo
Lava a coxa
E lava até...
Meu pé
Meu querido pé
Que me agüenta o dia inteiro
Oh Oh
E o meu nariz
Meu pescoço
Meu tórax
O meu bumbum
E também o fazedor de xixi
Oh...
La la
Laia laia la
Laia la la la
Laia la
La la la la la
Hum... Ainda não acabou não
Vem cá vem... vem
Uma enxugadinha aqui
Uma coçadinha ali
Faz a volta e põe a roupa de paxá
Ahh!
Banho é bom
Banho é bom
Banho é muito bom
Agora acabou!
Assista ao vídeo com os/as alunos/as e invente com eles/elas uma coreografia para a música. Aproveite para explorar os nomes de algumas partes do corpo e como fazemos a higiene de cada parte durante o banho. É muito interessant e filmar este momento em que os/as alunos/as interagem e depois passar a filmagem para que eles/elas assistam.
Sugestão: Se em sua escola tiver uma ducha, peça que cada aluno/a traga para a escola sabonete, xampu, condicionador, bucha e outros materiais utilizados no momento do banho. Peça que todos venham com roupa de banho e dê uma aula prática sobre os hábitos de higiene no banho. Professor/a aproveite o tema higiene e saúde para trabalhar com a turma a importância do esporte e de uma boa alimentação para nossa saúde. Para isso, sugerimos um vídeo interessante que dispõe de informações relevantes e até mesmo uma sugestão de brincadeira para ser feita com a turma o HANDBOLICHE.
Link do Recurso no site do Banco Internacional de Objetos Educacionais:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8600

 

Com o sítio abaixo podemos ter mais informações acerca da temática higiene e saúde:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=6&outrosPaises=false
Em sala de aula:
De posse de algumas revistas oriente os/as alunos/as a procurarem diferentes imagens ou mesmo montar frases que abordem sobre a questão da higiene e saúde do nosso corpo. Este é um excelente momento para um trabalho em grupo. Desta forma, organize os/as alunos/as em grupos de quatro ou cinco participantes e explique o objetivo da atividade, qual seja, montar um painel que ilustre a importância dos hábitos de higiene e saúde para ser divulgado na escola. Enquanto os/as alunos/as trabalham, registre este momento através de fotos e depois as apresente para os/as alunos/as e seus familiares para ilustrar o trabalho e o envolvimento de cada um/a.
Socializar as descobertas:
Quando todos os grupos terminarem de organizar o seu painel, faça uma apresentação na sala de aula em que cada grupo tenha a oportunidade de mostrar para a turma o que aprendeu. Aproveite este momento para instigar a participação da turma quanto ao trabalho dos/as colegas, emitindo sugestões. Auxilie os grupos na organização dos trabalhos e escolha um melhor local na escola para fazer a exposição dos painéis.
Avaliação
A avaliação permeia todo o processo de ensino-aprendizagem. Sugerimos que você professor/a faça observações durante toda a atividade para verificar o interesse e envolvimento da turma quanto ao tema proposto. Lembre-se que este é um tema que faz parte das vivências diárias da criança e que por isso necessita ser contextualizado ao longo de todo o caminho percorrido.