tiaemptylidiane

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Como Alfabetizar Crianças



É impossível aprender a ler e a escrever sem conhecer o alfabeto. Independente do idioma, o alfabeto é a base de tudo. Por isso, as crianças que estão ingressando no processo de alfabetização devem aprender e reconhecer antes todas as letras e seus sons. Se você deseja preparar seu filho para uma das fases mais importantes da vida dele, comece a ensinar as letras do alfabeto antes de colocá-lo na escola. Isso será fundamental para reduzir as dificuldades dele. Leia abaixo algumas dicas sobre como isso pode ser feito:
Instruções
1.    Ensinar através de brincadeiras: geralmente, o aprendizado do alfabeto se inicia com crianças de quatro a cinco anos de idade. A melhor forma de atrair a atenção delas e ensinar o alfabeto, portanto, é através de brinquedos educativos. Compre brinquedos que contêm letras de plástico ou de madeira, por exemplo. Depois de comprar as letrinhas, tente ensinar à criança pouco a pouco, até que ela vá decorando e associando o som à letra. Tente não fazer com que isso se torne o assunto principal do dia. Depois de mostrar à criança, pergunte a ela em momentos espaçados do dia como se estivesse brincando, faça brincadeiras com as letras. Relacione-as no cotidiano para que fique mais fácil.

2.    Repetir: as crianças aprendem o alfabeto principalmente pela associação e pela repetição. Por isso, você deve repetir a letra até que ela seja entendida. Quando ela mostrar conhecimento, mude de letra e repita todo o processo. Não canse a criança. Se perceber cansaço, pare imediatamente. As crianças são incapazes de absorver informações quando estão exaustas. Se você exigir muito do seu filho, ele pode associar de forma negativa e até dificultar o processo de aprendizagem.

3.    Relacionar as letras: depois que seu filho tiver gravado todas as letras, é hora de colocá-las em ordem. Faça o decorar a ordem aos poucos e ele saberá automaticamente que letra vem após a outra. É normal cometer algumas trocas e erros. Comece a falar que a letra A é a primeira letra do alfabeto. Faça relações, rimas, músicas, etc. Essas relações irão entreter o seu pequeno e fará com que ele grave melhor através de associação. Diga uma relação por dia, até completar o alfabeto inteiro. Depois que completá-lo, uma hora por dia peça-o para repetir toda a sequência.

4.    Ser compreensivo: lembre-se sempre que você está adiantando um processo escolar, ou seja, seu filho entrará no jardim mais preparado do que outras crianças. Não cobre do seu filho o que ele não pode dar. Ele ainda é muito pequeno para ser cobrado de forma rígida. Respeite-o e comemore cada progresso e sucesso que obtiver durante o estudo. Isso fará com que ele associe a aprendizagem a coisas positivas, além de não se sentir inferior ou repreendido. Aproveite esse tempo para se aproximar dele e se divertir. Afinal, quanto mais companheirismo, mais agradável e fácil é o desenrolar da situação. Trate o ensino de forma carinhosa e seu filho irá levar boas lembranças dele, podendo se tornar um ótimo aluno no futuro.

domingo, 7 de abril de 2013

sábado, 6 de abril de 2013

10 PASSOS PARA SER FELIZ

1 - Simplifique a vida: tente resolver seus problemas com a simplicidade das crianças. Quando crescemos, adquirimos um péssimo hábito de querer sempre complicar as coisas. Ao enxergá-las como realmente são, veremos que é mais fácil lidar com elas.

2 - Planeje o futuro:
a vida só tem sentido quando definimos metas positivas, sejam elas emagrecer, parar de fumar, conquistar uma promoção no trabalho ou comprar uma casa!

3 - Desenvolva outras habilidades
: velhos hábitos não mudam de uma hora para outra. Mas com disciplina e perseverança, você pode transformar a sua vida e obter o sucesso.

4 - Defina seus valores: seja verdadeiro com você. O que pesa mais: a sua carreira ou a sua vida amorosa? Reflita sobre estes e outros aspectos da sua vida, e caminhe rumo ao equilíbrio.

5 - Identifique as prioridades: aquilo que é urgente, nem sempre é importante e vice-versa. Ajuda a manter o seu foco afinado com seus objetivos.

6 - Aprenda a perdoar: ao perdoar, você purifica a alma, tornando-a mais leve, afinal, abrindo mão de sentimentos negativos, como a raiva, o ódio, o desprezo, e permitindo que a sua energia flua positivamente, trazendo mais alegria e bem-estar!

7 - Reorganize o seu tempo: o resultado será um dia a dia menos estressante e mais produtivo.

8 - Seja realista: não se proponha a fazer o que, lá no fundo, já sabe que não irá conseguir. Dê um passo de cada vez. Acumular várias pequenas vitórias ao longo do processo aumenta a auto-estima, a autoconfiança e mantém a motivação necessária para continuar a jornada.

9 - Não desperdice sua energia vital: conserve a saúde e o bem-estar, mantenha a auto-estima positiva. Assim, quando as páginas da agenda anunciarem que o fim do ano está próximo, você não se sentirá em débito consigo mesmo. Pelo contrário, estará mais confiante e pleno de sua capacidade, impedindo que o estresse e a ansiedade dominem a sua vida.

10 - Agradeça!: a qualquer momento, por qualquer coisa. Ao agradecer, relaxamos, dormimos melhor ficamos livres das tensões.