tiaemptylidiane

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Vamos educar nossas crianças com o carinho e atenção que nossos entes queridos nos deram, pois em algum momento a sociedade se perdeu dos valores primordiais de afeto, união e respeito, e acabou transformando crianças promissoras em adultos desorientados. Mas com o resgate do amor, acredito que nada esta completamente perdido. Esse sentimento pode transformar qualquer ser que dele se apoderar, em uma dádiva divina.

 Eduardo Orlando Holopainen

Letramento e Alfabetização


Alfabetização  a alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento.
Ensinar o código escritoSignos e seus significadosEnsinar a leituraCodificação e decodificaçãoParticipação em um mundo desconhecido
Letramento  o resultado da ação de ensinar a ler e escrever. É o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter-se apropriado da escrita.

Refletir, interpretarLeitura e compreensão de textosLeitura de mundoFunção socialRespeito às diferenças culturaisPráticas sociais que utilizam a escrita 
Libertação, construção da autonomia

Alfabetizar Letrando

  Ajudar o aluno a ser apropriar da escrita alfabética e informatizar o seu uso. O professor deve fornecer ferramentas para o aluno construir o seu processo de aprendizagem da leitura e escrita. Permear a alfabetização com o letramento, e ter uma prática comprometida e uma dedicação contínua, não só em relação à formação dos educandos, mas, principalmente, com a sua formação enquanto profissional da educação. Alfabetização e letramento são processos que caminham juntos. Hoje os nossos alunos necessitam de uma aprendizagem que focalize o alfabetizar letrando.  professor deve garantir que as práticas escolares ajudem o aluno a refletir enquanto aprende e a descobrir os prazeres e ganhos que se pode experimentar com a aprendizagem.


LIVROS INFANTIS


Reinações de Narizinho (vol.1 e 2), de Monteiro Lobato (Editora Globo) e ilustrações de Paulo Borges
Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias, de Ruth Rocha e ilustrações de Adalberto Cornavaca, (Editora Salamandra)
Ou Isto ou Aquilo, Cecília Meireles e ilustrações de Thaís Linhares (Editora Nova Fronteira)
O Menino Maluquinho, de Ziraldo (Editora Melhoramentos)
Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll (Cia das Letrinhas) 
Flicts, de Ziraldo (Editora Melhoramentos)
Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado (Editora Salamandra)

 Os melhores livros para crianças de 6 anos

 Os livros foram indicados pela professora Karina Tamborlim Simões, do Colégio Santo Américo, de São Paulo.

“É importante diversificar os gêneros literários. Por isso, indico poesias, fábulas, contos de fadas e contos modernos. Como no 1º ano as crianças estão em fase de alfabetização, os livros devem ser lidos para elas. Depois, mais para frente, quando estiverem com a leitura fluente, elas podem relê-los sozinhas. Ah, e nessa fase do desenvolvimento não há diferença entre livros de histórias para trabalhar na escola e para serem lidos em casa.”
1 – A Arca de Noé
Autor: Vinicius de Morais
Editora: Companhia das Letrinhas
É o único livro infantil de Vinicius. As rimas e as belas palavras escolhidas pelo autor tornam a leitura prazerosa e divertida. Não ficam para trás as ilustrações que acompanham o texto: essas trazem mais detalhes sobre as divertidas façanhas dos animais da arca.
2 – Futebol
Autor:
Lalau
Editora: Companhia das Letrinhas
Esse os meninos adoram, pois trata de um esporte que eles estão começando a jogar e cujas regras estão aprendendo. O poema Pelada na Praia costuma ser o preferido da garotada, que se mata de rir com os trocadilhos inocentes.
3 – Amigos do Peito
Autor:
Claudio Thebas
Editora: Formato
Esse livro, que já está em sua 15º edição, traz vários poemas que contam a rotina de um menino, desde o instante em que ele acorda até a hora de dormir, passando pelo momento do banho e das brincadeiras com os amigos. As crianças se divertem quando o personagem descreve as partes do corpo que está lavando no banho e fala do pipi.
O Pote do Vazio4 – O Pote do Vazio
Autor:
Demi
Editora: Martins Editora
Essa é uma fábula sobre a honestidade, contada por Demi em um texto simples, mas primoroso. Essa história não deve ser lida com a intenção de ensinar as crianças. Toda fábula tem uma lição de moral, mas são as crianças que devem percebê-la.
5 – O Saci
Autor:
Monteiro Lobato
Editora: Globo
Apesar de achar Monteiro Lobato um pouco difícil para as crianças, devido à linguagem rebuscada e antiga, é um autor que deve ser trabalhado. Em O Saci, as crianças adoram a parte em que Monteiro Lobato descreve o passo a passo para capturar o negrinho de uma perna só.
6 – Os Contos de Grimm
Autor:
Tatiana Belinky
Editora: Paulus
Os contos de fadas dos irmãos Grimm têm mais de dois séculos e são clássicos da literatura infantil. Neste livro, são recontados pela grande escritora Tatiana Belinky. É importante que as crianças tenham contato com várias versões dos contos de fadas, mas sempre depois de conhecerem a história original.
Ah, Cambaxirra, Se Eu Pudesse...7 – Ah, Cambaxirra, Se Eu Pudesse…
Autor:
Ana Maria Machado
Editora: FTD
Os contos acumulativos (ou de repetição) são mais indicados para crianças de 3 e 4 anos, que adoram sua sonoridade e a repetição de frases. Mas este, por ter um vocabulário mais avançado, pode ser lido para turmas do 1º ano.
8 – O Caso da Lagarta que Tomou Chá-de-Sumiço
Autor:
Milton Célio de Oliveira Filho
Editora: Brinque Book
Uma história engraçadinha com ilustrações belíssimas de André Neves. É um livro interativo, que envolve a criança em um jogo de adivinhações e charadas.
9 – Nestor
Autor:
Quentin Greban
Editora: Brinque Book
A Fantástica Fábrica de ChocolateEste livro, todo escrito com letras maiúsculas (o que ajuda a criança a acompanhar o texto junto ao contador), tem uma história bonita. A linguagem é acessível, mas ao mesmo tempo rebuscada. O autor não despreza seus pequenos leitores e valoriza o conhecimento infantil. E isso é muito importante em uma obra.
10 – A Fantástica Fábrica de Chocolate
Autor:
Roald Dahl
Editora: Martins Editora
Essa é uma história que muitas crianças já conhecem. A descrição do autor é tão perfeita que podemos acompanhar o personagem Charlie nesse lugar fantástico, onde há um rio de chocolate e um gramado de açúcar. Dá para sentir o cheirinho de chocolate.
11 – O Crocodilo Enorme
Autor:
Roald Dahl e Quentin Blake
Editora: Martins Editora
É um livro engraçado e que pode ser lido em capítulos para as crianças, sempre parando em uma parte de suspense (“O que será que vai acontecer?”).
12 – O Duende da Ponte
Autor:
Patrícia Rae Wolff
Editora: Brinque Book
Livro infantil tem de ser muito bem escrito. E este é. Além de considerar a criança um ser pensante, que reflete. O Duende da Ponte tem uma história engraçada e diverte as crianças com charadas e adivinhas, ao mesmo tempo em que reforça a importância da escola e dos estudos.

Pais Brilhantes


- Chore com seus filhos e abrace-os. Isso é mais importante do que dar-lhes fortunas ou fazer-lhes montanhas de críticas.
- Não forme heróis, mas seres humanos que conheçam seus limites e sua força.
- Faça de cada lágrima uma oportunidade de crescimento.
- Estimule seu filho a ter metas.
- Lembre-se: conversar é falar sobre o mundo que nos cerca.
- Dialogar é falar sobre o mundo que somos.
- Abraçar, beijar, falar espontaneamente.
- Contar histórias.
- Semear idéias.
- Dizer não sem medo.
- Não ceder a chantagem.
- Para educar é necessário paciência.

Augusto Cury

Modelo de bilhete para" Inicio de ano "

Prezada família,

É com grande alegria que recebemos hoje a sua criança para juntos (as),caminharmos por este ano de 2011 contando sempre com o apoio de vocês ,para que haja uma integração entre nós ,educadores e família.São muitos os fatores que diferenciam nossa Escola . Vejam:
  • NOSSA PRINCIPAL MATÉRIA: ensinar a VIVER.
  • NOSSO PRIMORDIAL OBJETIVO: levar a criança a SER.
  • NOSSO PENSAMENTO ÚNICO: educar a criança é fazê-la FELIZ.
  • NOSSA MAIOR PREOCUPAÇÃO: a FELICIDADE da criança.
Unimos: amor, carinho, atenção, respeito, apoio, autonomia e limites, com competência, seriedade e LONGA EXPERIÊNCIA.
Desde já, agradecemos à confiança em nós depositada. Estaremos sempre á disposição de vocês para tudo de que precisarem.
Sejam bem-vindos!!!!

Filhos são como Navios

 O grande ensinamento educativo é que a criança não pode fazer simplesmente o que tem vontade, mas deve administrar essa vontade.
 Quem ama, educa. E tem de educar a vontade para se proteger e dar condições para
que a criança cuide da própria segurança.
 O lugar mais seguro para o navio ficar é no porto. Mas essa não é a finalidade para a qual foi construído. Para um navio bem construído, o mundo é pequeno.
 Os pais são porto seguro para os filhos até que eles se tornem independentes. Embora possam pensar que o lugar mais seguro para as crianças é junto deles, os filhos devem ser preparados para navegar mar adentro, enfrentando bom e mau tempo para atingir seus objetivos. A criança deve ser educada e preparada para ser seu próprio porto seguro. Assim, o mundo também será pequeno para ela, porque mais amplos serão seus horizontes...
 Nem sempre os navios vão para o lugar que seus fabricantes imaginaram. Ninguém pode garantir que caminho o filho vai seguir, mas, seja para onde for, deve levar dentro dele valores como ética, humildade, humanidade, honestidade, disciplina e gratidão, dispondo-se a aprender sempre e a transmitir o que puder com vistas a estabelecer relacionamentos integrais com todas as pessoas, independentemente de sua origem, cor, credo e condições socioeconômicas e culturais.
 O filho nasceu dos pais, mas é um cidadão do mundo.

                                                        Içami Tiba

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Dia da Constituição

O Dia da Constituição, comemorado em 24 de janeiro, tem como objetivo homenagear o documento criado para estabelecer leis no Brasil. Apesar de passar por várias mudanças ao longo da história, a Constituição ainda possui o papel de regular o comportamento das pessoas dentro da sociedade.

Muito se fala a respeito de Constituição, mas nem sempre as pessoas sabem o verdadeiro significado do termo. Trata-se de um conjunto de leis que guiam os direitos e deveres dos cidadãos. É através deste documento que a ordem dentro de um país consegue ser mantida.