tiaemptylidiane

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Projeto Folclore na Escola


Projeto Folclore na Escola


I. Identificação

Tema: Resgatando as nossas raízes
Duração:
Séries assistidas:
Disciplinas:

1.Apresentação:

O tema do nosso projeto está direcionado à valorização da maneira de agir, pensar e sentir de um povo através de suas manifestações culturais.
O nosso folclore é muito variado, e as diversas regiões costumam apresentar manifestações específicas de acordo coma formação cultural de seu povo. Já que o folclore brasileiro basicamente apresenta três heranças culturais principalmente a dos povos indígenas, a dos colonizadores portugueses e a dos negros africanos. Embora não podemos deixar de citar as contribuições dos imigrantes europeus que começaram ao chegar ao Brasil. O folclore brasileiro abrange vários tipos de manifestações desde as crendices, lendas, supertições e até os folguedos e as festas populares passando por danças e comidas típicas.
A palavra folclore foi utilizada pela primeira vez pelo professor inglês William Jonh Thoms, em 22 de agosto de 1846, data considerada “Dia Internacional do Folclore”. Folk em inglês significa POVO e Lore, CONHECIMENTO EMANADO DO POVO.
“Folclore é o que podemos chamar de cultura popular”

2.Justificativa:

Sabendo-se da importância de resgatar e valorizar as nossas raízes, sendo de fundamental importância da escola para que isso aconteça, já que a escola é um local de integração social e deve sempre incentivar o respeito e o pluralismo cultural. Surge a necessidade de desenvolver este projeto, a fim de que os alunos vivenciem de maneira concreta essas várias manifestações desde lendas, poesias, cantigas de roda, brinquedos e brincadeiras, parlendas, trava-línguas, entre outras formas de expressões populares de forma coletiva, onde todos participem ativamente na construção do processo de ensino aprendizagem de maneira lúdica e criativa, tirando da rotina professores e alunos.
Compreendemos então que é interessante e enriquecedor trabalhar o folclore sendo muito importante valorizá-lo: ele representa o maior valor de uma nação, não importa que setor se encontre ou a forma como pode ser classificado, pois está presente em todos os momentos de nossa vida, na canção de ninar, nas histórias, nos quitutes, nas cantigas de roda e brincadeiras, na maneira de falar, sendo uma excelente oportunidade de envolver todas as áreas de conhecimento.

3.Objetivo Geral:

Ajudar a identificar, reconhecer e vivenciar tradições de um povo e manifestações, resgatando e respeitando suas diferenças culturais.
Objetivos Específicos:

• Incentivar a pesquisa;
• Identificar o que é folclore;
• Resgatar brinquedos e brincadeiras;
• Estimular a criatividade e a imaginação;
• Valorizar a diversidade cultural;
• Promover a conscientização das diferenças culturais e a integração entre pais e alunos;
• Levar os alunos a tomar atitudes e desenvolver hábitos de leitura e conhecimento literário;
• Promover debates para melhor entender ledas e mitos;
• Organizar idéias, pensamentos e oralidade.


4. Definição do Conteúdo:


4.1- Conceituais

• O que é folclore?
• Estudo contextualizado do vocabulário, tradições, lendas, provérbios, crendices populares, músicas, poesias e adivinhações;
• Problemas envolvendo temas como remédios caseiros, massas e volumes das comidas caseiras, plantas medicinais (medicina alternativa), manifestações folclóricas regionais, cantigas de roda e trabalhos artísticos;
• Desenvolver e vivenciar de maneira concreta as lendas, poesias, cantigas de roda e trabalhos coletivos;
• Contribuição dos índios, negros e portugueses para o nosso folclore;
• Herança de outros imigrantes europeus.

4.2- Procedimentais

• Levantamento de conhecimento prévio;
• Pesquisas;
• Estudo e interpretação oral e escrita;
• Produção de cartazes, fantasias, instrumentos e utensílios, brinquedos, danças e peças teatrais;
• Uso de jogos e brincadeiras.

4.3- Atitudinais

• Respeito ao pluralismo cultural;
• Senso de observação;
• Valorizar a cultura e nossas raízes;
• Resgatar a nossa identidade.

5.Execução: Avaliação Processual

5.1- Culminância

Fazer uma visita ao museu Théo Brandão para conhecer um pouco da nossa cultura popular.

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