Os
alunos estavão agitados depois de um feriadão.Um velho professor (
Peixoto) entrou na sala e imediatamente percebeu que iria ter trabalho
para conseguir silêncio. Com grande dose de paciência tentou começar a
aula, mas você acha que a turma correspondeu? Que nada. Continuaram no
papo como se o professor não estivesse lá, afinal a conversa sobre as
aventuras do feriado parecia muito mais interessante que qualquer
assunto da Matéria, ( pelo menos era impressão do momento!).
Com um certo constrangimento, o professor tornou a pedir
silêncio educadamente. Não adiantou, ignoram a solicitação e
continuaram firmes na conversa. Foi aí que o velho professor perdeu a
paciência e deu a maior bronca. Veja que ele disse.
Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez, disse, levantando a voz. Um silêncio carregado de culpa se instalou em toda a sala e o professor continuou.
Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez, disse, levantando a voz. Um silêncio carregado de culpa se instalou em toda a sala e o professor continuou.
Desde que comecei a lecionar , isso já faz muito anos, descobri que nós
professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos
esses anos observei que de cada cem alunos, apenas cinco são realmente
aqueles que fazem alguma diferença no futuro; apenas cinco se tornam
profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para
melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas
para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de
útil.
O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês
prestarem atenção, notarão que de cem professores, apenas cinco são
aqueles que fazem a diferença; de cem garçons, apenas cinco são
excelentes; de cem motoristas de taxi, apenas cinco são verdadeiros
profissionais; e podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas
cinco são verdadeiramente especiais.
É uma pena muito grande não termos como separar estes 5% do resto, pois
se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta
sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário
para dar uma boa aula e dormiria tranquilo sabendo Ter investido nos
melhores.
Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje.
Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje.
Nem precisa dizer o silêncio que ficou na sala e o nível de atenção que
o professor conseguiu após aquele discurso. Aliás, a bronca tocou
fundo na turma, pois a turma teve um comportamento exemplar em todas as
aulas; afinal quem gostaria de espontaneamente ser classificado como
fazendo parte do resto?
Esse professor com certeza faz parte dos 5%, ele fez a diferença naquela turma. E você meu caro colega. A que grupo pertence?
De
fato, percebemos que ele tinha razão e, desde então, tenho feito de
tudo para ficar sempre no grupo dos 5%, mas, como ele disse, não há
como saber se estamos indo bem ou não; só o tempo dirá a que grupo
pertencemos. Contudo, uma coisa é certa: se não tentarmos ser especiais
em tudo que fazemos, seguramente sobraremos na turma do 95%
Nenhum comentário:
Postar um comentário