tiaemptylidiane

segunda-feira, 24 de março de 2014

A Educação de hoje habilita profissionais de futuro?

Por: Karen de Araújo Pinto
Educação. O principal pilar que baseia e fundamenta toda a proposta social de ascensão da nação. Deve ser direito de todos e obrigação prioritária do governo. Suficientemente responsável pela situação de caos, em situação de descaso, ou prosperidade, em casos de francos investimentos direcionados para tal.
Indiscutivelmente o saber adquirido pelo sistema educacional de qualidade tem o poder de transformar sociedades e a capacidade de mudar culturalmente o quadro de vida de uma população intelectualmente pobre. A deficiência do sistema resulta de uma mudança de foco dos investimentos que buscam minimizar outras problemáticas de ordem social, muitas vezes conseqüentes da mesma, gerando entre outros fatores uma sociedade iletrada e subempregada, incapaz de atender a demanda intelectual do mercado e as exigências do mundo globalizado contemporâneo em termos de versatilidade, informatividade, dinamismo, produtividade. Investimentos imediatos nessa área são sinônimos de uma perspectiva de futuro promissor para o país em geral, maximizando oportunidades e valorizando a atuação dos profissionais docentes. Os resultados são a longo prazo, porém recompensadores para o âmbito social comum.
Infelizmente o alcance do patamar de excelência em educação está dimensionalmente distante de ser concretizado. Fato esse justificado pela situação de não ocorrer o desenvolvimento de competências no governo para priorizar investimentos no sistema educacional, impossibilitando a geração de trabalhadores do conhecimento, de mentes pensantes competentes para executar qualquer tarefa proposta pela necessidade político-econômica mundial.
Dessa forma, é evidente ressaltar a importância dos avanços conquistados nas duas últimas décadas. Porém, faz-se necessário um foco imediato de aplicação para capacitação e especialização de profissionais futuros com responsabilidade e competência para enfrentar a demanda econômica, e acompanhar a corrida dos recursos tecnológicos nesse contexto de quarta revolução industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário