Em todas as regiões do Brasil, diretores e coordenadores pedagógicos
dizem cultivar uma relação harmoniosa e propícia ao bom desenvolvimento
das atividades escolares.
uma das ações mais importantes para que a escola cumpra seu papel de
ensinar a todos com qualidade - a formação continuada de professores -
ainda necessita de mais atenção por parte da dupla gestora.
Para afinar os ponteiros e avançar rumo a esse horizonte comum, é
preciso que a direção garanta as condições básicas para a formação
continuada.Uma delas é a reunião periódica que deve acontecer entre os gestores. O
ideal é que os encontros sejam semanais e que aconteçam em um ambiente
tranquilo. "Conversar com pressa, em pé, na porta da diretoria, não
resolve nada.
O primeiro passo é estabelecer o cronograma de trabalho e depois pensar
nas pautas das reuniões. Não podem ficar de fora temas como:
aprendizagem, as demandas dos professores para que possam ensinar
melhor, a movimentação dos alunos, os assuntos que devem ser levados ao
conselho escolar, o planejamento e o acompanhamento dos projetos
institucionais, a condução das reuniões de pais, os formatos escolhidos
para divulgar interna e externamente o trabalho da escola e prestar
contas à comunidade e as semanas de planejamento e avaliação.
É natural que os aspectos abordados estejam mais ou menos relacionados à
atuação de cada um. Torna-se fundamental, portanto, que ambos levem
para a discussão todos os elementos que estiverem sob sua alçada. O
diretor, por exemplo, pode tabular os números da movimentação escolar
(matrículas, frequência, evasão, repetência e distorção idade-série) e
compartilhá-los com o coordenador. Já quem trabalha na coordenação
costuma estar mais por dentro das questões didáticas e é interessante
compartilhar resultados, problemas e dúvidas com a direção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário