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quinta-feira, 3 de abril de 2014

Como ajudar os professores a planejar as lições de casa?

É tarefa do coordenador pedagógico auxiliar os professores no planejamento, orientação, correção e avaliação das tarefas de casa. Faça o teste e descubra se você tem posto em prática esta importante competência.


1.Quais são as orientações que a escola faz a respeito dos encaminhamentos para as lições de casa no projeto político pedagógico?

 A – A lição de casa não é um tópico do projeto político pedagógico da escola.
 B – No PPP da escola estão as diretrizes de como o trabalho do professor deve ser conduzido. Porém, a decisão da frequência e do tipo de atividade solicitada é de responsabilidade individual dos professores, por isso, não está contemplado no documento.
 C – No PPP da escola estão definidos os objetivos, a frequência com que elas serão proposta nas várias disciplinas e nos diversos segmentos, e a forma como os professores vão apresentá-la à turma e corrigi-la. Essa é uma maneira de colocar o tema em debate e incitar toda a comunidade a discuti-lo..

2. Qual é a melhor maneira de discutir o planejamento da lição de casa nos encontros de formação?

 A - Individualmente, caso a caso com os professores, conforme a necessidade deles.
 B – Coletivamente, por meio de exemplos solicitados pelos coordenadores aos professores. Ao analisar a execução das tarefas e seus erros e acertos, o coordenador pedagógico e o professor saberão se é possível avançar no currículo ou se algum conteúdo necessita ser retomado com diferentes abordagens para que todos aprendam.  O acompanhamento permanente das tarefas pelo coordenador revela os pontos do currículo que precisam ser incluídos nos horários pedagógicos coletivos.
 C – Coletivamente, quando os professores solicitarem

3. Há uma agenda comum entre os professores para o pedido de lições de casa?

 A – Não, pois as lições de casa variam conforme o desempenho da turma, inclusive em comportamento. Turmas mais indisciplinadas levam mais tarefa para casa.
 B – Sim, os alunos não podem ser sobrecarregados. As lições precisam ser previstas no planejamento da formação docente e no do professor, ter intenções definidas e serem adequadas ao nível da turma.
 C – Não, pois a decisão de solicitar tarefas para a turma é do professor, que possui total autonomia para decidir de forma independente quantas atividades vai solicitar por semana.

4. De quanto em quanto tempo as lições de casa são discutidas nos encontros de formação?

 A – As lições devem ser discutidas caso a caso com os professores, conforme a necessidade deles.
 B – Permanentemente presente nos encontros pedagógicos, seja dedicando um módulo por ano a ele ou uma reunião por mês. O planejamento dos deveres feito no início do semestre, com o tempo e os diferentes ritmos de aprendizagem, pode acabar se distanciando demais do que estava sendo trabalhado em sala de aula.
 C – Apenas em encontros eventuais, nos quais o tema é tratado de maneira específica ou nos acompanhamentos individuais dos professores.

5. Os alunos recebem notas pelas lições de casa?

 A – Sim, e elas são contabilizadas nas médias finais dos alunos.
 B – Não, pois a lição de casa deve servir como instrumento para descobrir o que os alunos já sabem. Ao esclarecer os jovens sobre os propósitos da lição (e as orientações vão variar de acordo com a faixa etária), explicando a eles que os erros indicam ao professor o que precisa ser retomado, cria-se na escola um clima em que as dúvidas e os desacertos não são vistos como problemas, mas como indicadores de que novas soluções devem ser buscadas para que a aprendizagem aconteça. Por isso, as lições não devem receber notas.
 C – Não, e nem todas elas chegam a ser corrigidas. Faz parte do papel do aluno perguntar ao professor quando tem dúvidas.

6. Como os coordenadores pedagógicos devem acompanhar o uso que os professores fazem da lição de casa?

 A – Por meio da análise dos planos de aulas dos professores, da avaliação dos cadernos dos alunos, da observação em aula e do feedback dos alunos, que também precisam ser ouvidos e devem opinar a respeito das tarefas que levam para casa.
 B - Por meio de relatórios feitos pelos professores e pelas avaliações diagnósticas feitas pelos alunos.
 C – A lição de casa só é acompanhada se o professor pedir, pois se trata de uma atribuição do professor e não do coordenador pedagógico.

Intencionalmente, não oferecemos aqui nenhum resultado ou classificação em perfil, uma vez que o objetivo não é quantificar o conhecimento sobre as orientações a respeito das tarefas de casa. A reflexão sobre o tema é a principal meta.

Fonte: Revista Nova Escola

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