tiaemptylidiane

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Cuidado: criança em férias é um perigo


Algumas crianças mais arteiras costumam carregar a vida toda, na forma de cicatrizes, as lembranças das férias. Nos meses do verão, quando os pequenos estão longe da escola, a incidência de acidentes envolvendo crianças cresce e bastante. O principal vilão são as quedas, que representam 70% das ocorrências. Em seguida vêm as queimaduras e intoxicações. A incidência dos acidentes varia de acordo com o tempo e com o dia da semana. Quanto mais propício à brincadeira livre, maior a tendência de os machucados aparecerem.

Cuidados
            O papel dos pais para evitar ferimentos nas crianças é fundamental. Não importa o tipo do acidente, mas 90% deles poderiam ser evitados se alguns cuidados básicos fossem tomados.


Onde mora o perigo

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), 80% a 90% dos acidentes com crianças acontecem dentro de casa. A maioria deles poderia ser evitada se alguns cuidados básicos fossem tomados.

Piscina, Jardim e Playground

*Lajes: nunca deixe que seus filhos brinquem na laje da casa. As quedas são sempre fatais.
*Playgrounds: verifique se os equipamentos são apropriados para a idade de seu filho e fique atento aos perigos, como ferrugem, superfícies instáveis ou quebradas.
*Pipa: ensine seu filho a empinar pipa só em lugares abertos e longe de fios elétricos.
*Bicicleta: proteja seu filho com capacete apropriado, quando estiver sobre rodas.
*Piscina: as crianças devem sempre ser supervisionadas por um adulto. Instale cercas de isolamento em todos os lados da piscina, com no mínimo 1,5 metro de altura, e portões com travas. No caso, de piscina infantil, esvazie-a imediatamente após o uso. Ela deve ser guardada virada para baixo e fora do alcance das crianças.


Banheiro

*Para evitar queimaduras, teste a temperatura da água antes do banho.
*Tranque o armário de medicamentos, vitaminas, anti-sépticos bucais e demais produtos que ofereçam perigo de intoxicação.
*Guarde utensílios afiados e aparelhos como lâminas de barbear, tesouras e secadores de cabelo fora do alcance das crianças.
*Mantenha o vaso sanitário fechado
*Um simples descuido pode causar morte por afogamento. Por isso, supervisione sempre a criança durante o banho.


No Carro

*Nunca deixe seu filho sozinho dentro do carro.
*Instale uma cadeirinha para transportar a criança no banco traseiro. Crianças com menos de 12 meses e com peso abaixo de 9 kg devem ser transportadas de costas para o movimento do veículo.
*Os cintos de segurança são desenhados para proteger os adultos ou crianças com mais de 1,45 m. Crianças menores que isso devem usar cadeirinhas ou suportes.


Sala

*Instale grades ou redes de segurança em janelas e sacadas.
*Mantenha vedadas as tomadas que não não estão em uso e proteja fios desencapados.
*Mantenha em local alto e trancado as armas de fogo. A munição deve ser trancada em local separado.
*Cuidado com móveis que tenham quinas afiadas. Mantenha-os longe de janelas e cortinas.

Quarto

*Ao escolher brinquedos, sempre considere a idade, a habilidade da criança e busque sempre o selo do Inmetro. Evite brinquedos com pontas afiadas como flechas e os que produzem sons altos.
*Berço: sufocações podem ser causadas por brinquedos, travesseiros e lençóis dentro do berço. As grades do berço devem ter no máximo 5 centímetros entre elas.


Cozinha

*Mantenha fora do alcance das crianças fósforo, álcool, facas, objetos cortantes, produtos de limpeza e sacos plásticos.
*Deixe baldes e bacias viradas para baixo. As caixas d`água devem ser fechadas.
*Use as bocas de trás do fogão e vire o cabo das panelas para o centro.
*Plantas tóxicas: remova plantas venenosas ou deixe-as inacessíveis para as crianças.

Texto de: Cecília Valenza
Fonte:http://www.criancaemfoco.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário