Tema: O lixo
Áreas abrangentes: Ciências Naturais, Português e Artes.
Turma: 2º ano
Objetivo: Conscientizar os alunos a importância dos problemas causados pelo lixo e o cuidado que devemos ter com ele; identificar a solução para o lixo (reciclagem e reutilização)
Justificativa: O lixo é um tema atual e de muita importância para a solução de alguns dos grandes problemas que afetam a sociedade atual. Resolvemos falar sobre o assunto porque é de suma importância que as crianças desde cedo já entendam os problemas causados pelo lixo e criem ações que ajudem a resolver os problemas.
Desenvolvimento do projeto:
Coleta de material: todos os alunos devem pesquisar e trazer textos, reportagens, ilustrações, documentários entre outras fontes que abordem o assunto.
Etapas:
· Será discutido com os alunos sobre o que sabem já sobre o assunto, fazendo uma fala geral.
· Leitura de texto informativo: O lixo.
· Fazer a leitura e falar de modo geral o que o lixo significa, onde pode ser encontrado e como é produzido.
· Os alunos, como atividade, podem observa em um dia, o que vai para o lixo em suas casas e fazer anotações no caderno para ser discutido na próxima aula.
· Tipos de lixo: Quais são? Que características têm? Ler o texto e discutir com a turma.
· Pedir que eles observassem a lista que fizeram do lixo produzido em suas casas e identifiquem que tipo de lixo é, quais eles produzem mais...
· O lixo e o ambiente: Que conseqüência o lixo trás para o ambiente?
· Conversar com os alunos e assistir um documentário sobre o lixo.
· Observar o tempo de decomposição dos materiais e construir uma tabela com essas informações para expor à comunidade escolar.
· Soluções para o lixo: Tratamento
· Aterros sanitários – como é feito? Quais as vantagens e desvantagens? Leitura de textos informativos.
· Reciclagem- Fazer a experiência da reciclagem do papel com eles em sala, mostrando para os alunos a possibilidade de transformar coisas que vão para o lixo em novos objetos para serem usados. Trabalhar com diversas matérias (garrafas, tampas, cacos de cerâmica, jornais e revistas velhas, palitos, canudos, entre outros) construir brinquedos e utilidades com esses materiais.
· Falar sobre a coleta seletiva e empregar esse projeto na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário