Ao jogar - um comportamento que atravessa séculos -, a criança descobre
que ganhar e perder faz parte da vida e desenvolve estratégias para
enfrentar várias situações e os adversários.
Sentados em
grupo, crianças, jovens, homens, mulheres e idosos lançam dados, viram
cartas e movimentam peças de acordo com regras preestabelecidas e
acordadas por todos. Em resumo, jogam. E, consequentemente, se divertem,
desafiam uns aos outros, passam o tempo. Um olhar atento mostra algo
mais: jogos de tabuleiro revelam peculiaridades da cultura de um povo.
Alguns tradicionais, como o Jogo da Glória, surgiram como forma de
simbolizar a vida e a morte. Outros demonstravam em sua origem a
importância das estratégias de guerra, como o xadrez, e as crenças de um
povo, como o mancala.
Levando em conta essas características de comportamento e cultura, quando se transforma em espaço de jogo, a escola possibilita a
construção de saberes. O desafio de uma partida proporciona a
elaboração e a exploração de questões relacionadas à sociabilidade (que
se dá por intermédio de regras) e ao desenvolvimento de estratégias.
Detalhes que chamam a atenção para a possibilidade de trabalhar com
tabuleiros sem a obrigatoriedade de vincular a atividade às áreas do
conhecimento.
Jogo de memória
Características
Como o próprio nome indica, ele requer boas estratégias de memorização dos integrantes para acumular pontos.
Origem
Foi criado na China no século 15. Era formado por baralho de cartas ilustradas e duplicadas.
Por que propor
Para que os pequenos estabeleçam relações entre imagens e a posição no
tabuleiro e, assim, desenvolvam estratégias de memorização.
Como enriquecer o brincar
■ Discuta com a turma as estratégias para localizar as figuras no
espaço, como a fixação de um ponto de referência e a observação do
entorno de uma figura.
■ Converse com os pequenos ao término de cada partida para socializar as táticas usadas por cada jogador.
O erro mais comum
■ Elaborar jogos da modalidade para fixar conteúdos. A modalidade impõe desafios por si própria e não faz sentido ensinar recorrendo à memorização.
Jogo cooperativo
Características
A ideia básica
desse tipo de jogo é a união de todos os participantes contra um inimigo
comum - o próprio tabuleiro -, que pode ser representado por um
personagem do jogo. Geralmente, ele possui caráter simbólico - por
exemplo, a missão de um grupo de príncipes de evitar que uma princesa
seja capturada por uma bruxa malvada.
Origem
Remontam às atividades tribais e aos rituais mágicos de diversas
sociedades antigas para combater um inimigo comum real (como a chuva) ou
imaginário (como duendes).
Por que propor
Para os pequenos refletirem sobre a importância de coordenar ações em conjunto e compreenderem regras estruturadas.
Como enriquecer o brincar
■ Ponha em debate, logo depois da partida, as decisões tomadas a respeito das jogadas executadas pelo grupo.
O erro mais comum
■ Oferecer só jogos cooperativos.
A ideia de que competir é ruim não se sustenta. A importância de
ofertar a modalidade está na diversidade de regras com que as crianças
entrarão em contato.
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