tiaemptylidiane

quinta-feira, 26 de junho de 2014

INCLUSÃO

O QUE FAZER QUANDO A FAMÍLIA OCULTA DA ESCOLA
 

Todos os anos muitas Escolas são surpreendidas com o recebimento de alunos com necessidades especiais (com paralisia cerebral, limítrofes, ou algum tipo de síndrome) no seu corpo discente, sem que tivessem sido informadas de tal fato pelas famílias. A família por receio de não conseguir a vaga, omite as reais necessidades da criança, deixando assim, a Escola sem subsídios para iniciar o trabalho pedagógico. Está situação é mais comum do que parece.
 


A SURPRESA:

Nos primeiros dias a Professora observa que aquela criança não interage com as demais crianças, demonstra comportamento diferente para a idade, e não se desenvolve no seu aprendizado. 

As tarefas que são realizadas estão muito aquém do grupo, ou então esta criança nada realiza em todo o período que fica na Escola. As notas do 1º. Bimestre estão muito abaixo do esperado, o comportamento é agressivo, ou indisciplinado desestabilizando todo o grupo.
 



O QUE FAZER? 
A família começa a cobrar os resultados da Escola e da Professora . 
A Escola por sua vez, não dispõe de informações, laudos e diretrizes que possam nortear o trabalho pedagógico. 

Se você tem algum aluno nesta condição, aqui vão algumas sugestões que podem ajudar: 

- Convocar a família para uma Reunião e solicitar por escrito Avaliação Psicológica, 
Neurológica, ou outras que julgar necessárias
- Dar um prazo para a família entregar o parecer médico na Escola
- Encaminhar o aluno para as terapias conforme os laudos recebidos
- Solicitar Relatórios periódicos das terapias que estiver realizando
- Caso a família fique protelando indefinidamente as providências acionar o Conselho Tutelar para maiores orientações.

Roseli Brito

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