ROTEIRO DE AVALIAÇÃO NA ED. INFANTIL
Este
roteiro serve para qualquer faixa etária, pois o desenvolvimento
acontece de forma parecida no ser humano. Basta observar em que nível o
seus alunos se encontram.
Lembrem-se,
não há receita, cada criança se desenvolve no seu rítmo, portanto,
crianças de uma mesma sala podem ter a mesma idade, mas estarem em
níveis diferentes, nos diferentes aspectos.
1.
ASPECTOS FÍSICOS: expressão corporal, harmonia, equilíbrio, ritmo,
coordenação, organização espacial ampla, uso e aplicação da força.
Como chega à escola?
Como se adapta ao ambiente?
Como brinca?
Como está se movendo?
O caminhar é ágil e harmonioso?
Corridas e saltos são equilibrados ou ocorrem quedas?Como recorta?
Como usa a cola?
Como pinta?
Consegue respeitar limites da folha e do desenho?
2.
ASPECTOS SOCIAIS: interatividade, participação compartilhada, regras,
disciplina, organização, trabalho em equipe, responsabilidade.
Interage com os amigos?
Empresta brinquedos?
Respeita regras e combinados?
Expões novidades e acontecimentos do seu cotidiano?
Participa manifestando opiniões pessoais?
Prefere jogos cooperativos ou competitivos?
3.
ASPECTOS EMOCIONAIS: experienciar muitos e novos sentimentos, desde a
alegria das vitórias e conquistas até o sabor da derrota e da perda,
sendo valorizada cada manifestação e expressão dos sentimentos.
Como chega a escola?
Como se relaciona com colegas, educadoras e funcionários?
Sente-se seguro no ambiente escolar?
Como reage quando contrariado?
Acalma-se facilmente ou precisa de um tempo?
Identidade:
Reconhece os colegas?
Se identifica pelo nome,sua imagem no espelho?
Gosta dos colegas e os identifica?
Tem capacidade de resolver conflitos e tomar iniciativas?
É crítica e criativa?Curiosa e inventiva?
É participativa e cooperativa?
4.
ASPECTOS COGNITIVOS: linguagem oral e escrita, raciocínio lógico
matemático, capacidade de comunicação e argumentação, iniciativa na
resolução de problemas e conflitos.
Em qual estágio do desenvolvimento se encontra? ( sensório- motor, operacional etc...)
Tem interesse pela descoberta das letras e escrita de palavras?
Em que nível de escrita se encontra?
Comunica-se com clareza e objetividade?
Apresenta sequência lógica dos fatos?
Consegue observar semelhanças e diferenças entre os objetos?
Classifica, ordena e quantifica com base em atributos de cor, forma. tamanho e espessura?
Em que etapa seu desenho se encontra? (desenho sem intenção ou figurativo)
5.
ÁREA EM QUE SE DESTACA: Nesta etapa, a referência, pode ser a teoria de
inteligências múltiplas do Gardner e nos novos estudos que complementam
esta teoria.
Observo em quais áreas a criança atua com mais desenvoltura e coloco como item onde ela se destaca.
(a)
Existencial: do ser como pessoa integral. Uma visão que, de certa
forma, abrange, de maneira contingencial, as demais inteligências, bem
como todo contingencial existencial da história de vida do aluno.
(b)
Naturalista: do indivíduo que revela maior inclinação pela natureza,
pelas Ciências Naturais. Aquele aluno que gosta de colecionar objetos,
pesquisar a vida animal e dissecar animais.
(c)
Pictórica: da pessoa voltada para a parte artística. Esta vocação que a
pessoa possui para a música, para as artes Cênicas, ou para as artes
Plásticas.
(d) Inter e Intrapessoal: aquela que Gaardner continua chamando da mesma forma – que são as "inteligências pessoais".
(e) Espacial: também com a mesma denominação anterior.
(f) Corporal: que diz respeito, mais especificamente, às habilidades sensoriais e motoras.
(g) Verbal: que corresponde à lingüística.
E, enfim:
Fonte: http://pri-educacaoinfantilparaserfeliz.blogspot.com.br/2010/01/avaliando.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário