Aos 4 e 5
anos, os pequenos estão cercados por textos e têm muitas ideias sobre a língua
escrita.
Mensagens, palavras, frases, textos. Compreender e ser compreendido por
meio da escrita. Eis a magia do ler e escrever. Porém, a melhor época para se
iniciar no mundo das letras tem sido um tabu ao longo dos anos.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil orientam a
"articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos
que fazem parte do patrimônio cultural". A verdade é que, desde muito
novas, elas têm acesso à linguagem escrita em seu dia a dia e, aos 4 e 5 anos,
estão em plena fase de investigação desse objeto da cultura, inclusive nos
suportes digitais. Exploram o teclado do computador, veem o bilhete à mão preso
na geladeira, reconhecem os produtos na prateleira do supermercado, os nomes
dos programas na televisão e as placas de sinalização. A escrita está por toda
parte. Postergar a interação com ela não é uma boa opção.
Para favorecer o desenvolvimento dos pequenos, vale a pena ensinar a
usar as letras em situações reais de leitura e escrita, propiciar momentos de
reflexão sobre elas, conversar sobre suas denominações e promover a relação com
palavras e partes de palavras conhecidas, como os nomes de amigos e parentes ou
os títulos de histórias.
Fonte: Revista Nova Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário