tiaemptylidiane

quarta-feira, 25 de maio de 2016

ROTINA: GARANTIA DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

Para nós, adultos, rotina muitas vezes é sinônimo de horários rígidos, normas, regras, monotonia e chateação. No entanto, isso não é verdade quando o assunto diz respeito aos bebês e às crianças pequenas. 
Estudos mostram que estabelecer uma rotina traz segurança aos pequenos; além disso,auxilia no desenvolvimento infantil, criando condições para que aprendam mais e melhor, visto que aprendem, também, por meio da repetição. Você pode estar se perguntando: Como estabelecer uma rotina estável e segura para meu filho, se a minha própria rotina é tão agitada? 
É importante estar convencido de que a rotina faz bem e que não há nada de complexo em estabelecê-la. Para isso, será preciso ter paciência, persistência e boa vontade em adaptar alguns horários e costumes. 
A rotina infantil consiste na repetição diária (e no mesmo horário) de alguns procedimentos, com a intenção de evitar a ansiedade e passar segurança à criança, demonstrando-lhe que o seu mundo é um lugar seguro, onde suas necessidades serão supridas. Os principais elementos que compõem a rotina de uma criança de 0 a 3 anos são: alimentação, sono, higiene e muita brincadeira. 
A seguir, estão listadas algumas atitudes simples que poderão auxiliar você a criar uma rotina em casa, considerando esses fatores. 

- Alimentação: a rotina a ser estabelecida com a alimentação do bebê começa quando ele experimenta os novos alimentos (geralmente, após os 6 meses). Nesta fase, a regularidade de horários e da própria alimentação contribui muito para o desenvolvimento infantil. Por isso, é importante determinar um local apropriado para que a alimentação ocorra e conversar com o bebê, contando-lhe o que está acontecendo e o que vai comer. Essas atitudes auxiliarão muito na descoberta de novos gostos, cheiros e na criação de hábitos para uma vida mais saudável. 

- Sono: o sono é uma grande necessidade da criança, pois enquanto dorme, os hormônios do crescimento são liberados. Assim, ela precisa dormir para crescer. Algumas crianças relutam neste momento, ficando muito irritadas. Por isso, é necessário criar alguns hábitos, como: determinar um horário para o sono; oferecer um banho quentinho e aconchegante; colocar uma roupa limpinha; ler uma história; entoar uma canção de ninar (aquela do “seu tempo”), tudo isso acompanhado de muito carinho e cafuné. 

- Higiene: os horários para o banho e troca de fraldas não devem ser rígidos, pois precisam respeitar a necessidade do momento. Mas, lembre-se de que o banho, antes de dormir, é uma prática relaxante, que pode integrar a rotina dos pequenos. 

- Brincadeiras: criar um cantinho especial de brincadeiras em casa e oferecer à criança bastante tempo para brincar irão potencializar a aprendizagem e o desenvolvimento dos pequenos. Com base nessas sugestões, crie uma rotina em sua casa, respeitando os horários e os costumes da família; porém, cuidado para não causar estresse no ambiente familiar, pois o objetivo é garantir tranqüilidade e segurança a todos. Lembre-se de que a rotina faz bem e os pequenos gostam!

Fonte: Editora Positivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário