tiaemptylidiane

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Risquinho, bolinha ou número para contar

Os pequenos debatem formas de registro escrito e aprendem sobre o sistema numérico
Um bom trabalho didático sobre o sistema de numeração e registros escritos deve prever situações em que as crianças possam explorar as diversas formas de notação, refletir sobre a adequação de cada uma delas em relação às necessidades e discutir sobre o significado da representação por meio dos números.


1.    Registro de quantidades Leve uma série de objetos para a sala de aula e peça que as crianças contem e registrem a quantidade total. Problematize as diferentes formas de registro. 

2.    Comparação de anotações Peça que os pequenos comparem as anotações e discuta com todos o que é necessário para que um registro seja bom. 

3.    Guerra dos dados Separe as crianças em duas equipes e convide-as a jogar o dado uma vez por rodada. Peça que um integrante de cada time vá anotando as pontuações no quadro. 


4.   Estratégias para somar Na hora de contar os pontos, observe quais estratégias as crianças utilizam para calcular com base nos diferentes registros. Converse com elas sobre quais dele são mais apropriados para cada situação.

Fonte: Revista Nova Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário