Os pequenos debatem formas de registro escrito e aprendem sobre o
sistema numérico
Um bom trabalho didático sobre o sistema de
numeração e registros escritos deve prever situações em que as crianças possam
explorar as diversas formas de notação, refletir sobre a adequação de cada uma
delas em relação às necessidades e discutir sobre o significado da
representação por meio dos números.
1. Registro de quantidades Leve uma
série de objetos para a sala de aula e peça que as crianças contem e registrem
a quantidade total. Problematize as diferentes formas de registro.
2.
Comparação de anotações Peça que
os pequenos comparem as anotações e discuta com todos o que é necessário para
que um registro seja bom.
3.
Guerra dos dados Separe as
crianças em duas equipes e convide-as a jogar o dado uma vez por rodada. Peça
que um integrante de cada time vá anotando as pontuações no quadro.
4. Estratégias para somar Na hora
de contar os pontos, observe quais estratégias as crianças utilizam para
calcular com base nos diferentes registros. Converse com elas sobre quais dele
são mais apropriados para cada situação.
Fonte: Revista Nova Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário