Principais tipos de Deficiência física: Apenas para efeito de esclarecimento, listamos os tipos mais comuns de deficiência os quais os Professores terão contato em sala de aula: - Paraplegia: quando a criança não tem os movimentos da cintura para baixo - Tetraplegia: quando a criança não tem os movimentos do pescoço para baixo - Hemiplegia: quando a criança não tem os movimentos de um dos lados do corpo É comum que a criança que seja Paraplégica ou Tetraplégica necessite do uso de cadeiras de rodas. Já a criança que apresenta Hemiplegia possivelmente fará uso de muletas ou andador. Terapias: A Família estará orientada a providenciar terapias com Fisioterapeuta, Psicomotricista, e no caso de Hemiplegia também tratamento com Fonoaudiologia, bem como outras conforme o caso. Instalações Necessárias: Para receber crianças e jovens com este perfil, a Escola deverá ter as suas instalações estruturadas de modo a propiciar conforto e praticidade de locomoção tais como: rampas e corrimão para apoio. Dispor de um Funcionário que possa locomover a criança/jovem a lugares que tenham escadas ou sejam de difícil acesso, de modo que a criança não seja excluída de nenhuma atividade devido às barreiras arquitetônicas. Trabalho Pedagógico: O trabalho pedagógico da criança com deficiência física deverá ser adaptado conforme a sua necessidade. Caso o impedimento seja nos braços e mãos, há que adaptar as atividades e/ou estratégias. Devido a dificuldade de locomoção é preciso observar para que nenhuma criança fique de fora de nenhuma atividade. Por isso, se a Biblioteca fica no andar de cima , um funcionário deverá ser designado para fazer o deslocamento. Como cada caso é um caso, outra alternativa é deslocar os livros que serão utilizados até a Classe, de modo que todos possam realizar as atividades sem prejuízo do trabalho a ser desenvolvido. Outra questão é quando o aluno com necessidade especial estuda em uma série que não fica no andar térreo, o mesmo procedimento deve ser adotado: ou ele sobe, ou a turma desce. Considerações Finais: É preciso ficar claro para o Professor que este aluno tem direito a usufruir de todos os benefícios que a Escola oferece, e merece todo zelo no preparo de atividades adaptadas às suas necessidades. Além do mais os outros alunos vão aprender muito sobre respeito, solidariedade e superação. Abraços, Roseli Brito
segunda-feira, 7 de julho de 2014
Principais tipos de Deficiência física
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário