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segunda-feira, 7 de julho de 2014

Principais tipos de Deficiência física

Principais tipos de Deficiência física:

Apenas para efeito de esclarecimento, listamos os tipos mais comuns de deficiência os quais os 
Professores terão contato em sala de aula:

- Paraplegia: quando a criança não tem os movimentos da cintura para baixo
- Tetraplegia: quando a criança não tem os movimentos do pescoço para baixo
- Hemiplegia: quando a criança não tem os movimentos de um dos lados do corpo

É comum que a criança que seja Paraplégica ou Tetraplégica necessite do uso de cadeiras de rodas. Já a 
criança que apresenta Hemiplegia possivelmente fará uso de muletas ou andador.


Terapias: 

A Família estará orientada a providenciar terapias com Fisioterapeuta, Psicomotricista, e no caso de 
Hemiplegia também tratamento com Fonoaudiologia, bem como outras conforme o caso.


Instalações Necessárias:

Para receber crianças e jovens com este perfil, a Escola deverá ter as suas instalações estruturadas de 
modo a propiciar conforto e praticidade de locomoção tais como: rampas e corrimão para apoio. Dispor de um
Funcionário que possa locomover a criança/jovem a lugares que tenham escadas ou sejam de difícil acesso,
de modo que a criança não seja excluída de nenhuma atividade devido às barreiras arquitetônicas.


Trabalho Pedagógico:

O trabalho pedagógico da criança com deficiência física deverá ser adaptado conforme a sua necessidade. 
Caso o impedimento seja nos braços e mãos, há que adaptar as atividades e/ou estratégias. 

Devido a dificuldade de locomoção é preciso observar para que nenhuma criança fique de fora de nenhuma 
atividade. Por isso, se a Biblioteca fica no andar de cima , um funcionário deverá ser designado para fazer o 
deslocamento. 

Como cada caso é um caso, outra alternativa é deslocar os livros que serão utilizados até a Classe, de 
modo que todos possam realizar as atividades sem prejuízo do trabalho a ser desenvolvido. 

Outra questão é quando o aluno com necessidade especial estuda em uma série que não fica no andar 
térreo, o mesmo procedimento deve ser adotado: ou ele sobe, ou a turma desce. 

Considerações Finais:

É preciso ficar claro para o Professor que este aluno tem direito a usufruir de todos os benefícios que a 
Escola oferece, e merece todo zelo no preparo de atividades adaptadas às suas necessidades. Além do mais 
os outros alunos vão aprender muito sobre respeito, solidariedade e superação.


Abraços,

Roseli Brito

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