Emilia Beatriz María Ferreiro Schavi
(Argentina, 1936) é uma psicóloga e
pedagoga argentina,
radicada no México,
doutora pela Universidade de Genebra, sob a orientação
de Jean
Piaget[1].
Em 1970 depois de se formar em psicologia
pela Universidade de Buenos Aires, estuda
na Universidade de Genebra, onde trabalha como
pesquisadora-assistente de Jean Piaget e obtém o seu PhD sob a orientação do psicopedagogo
suiço.
Retorna a Buenos Aires, em 1971. Forma um grupo de pesquisa sobre alfabetização e publica sua tese de doutorado - Les
relations temporelles dans le langage de l'enfant. No ano seguinte, recebe
uma bolsa da Fundação Guggenheim (EUA). Em 1974 afasta-se de suas
funções docentes na Universidade de Buenos Aires.
Em 1977, após o golpe de Estado na Argentina passa a
viver em exílio na Suíça, lecionando na Universidade de Genebra. Inicia com
Margarita Gómez Palacio uma pesquisa em Monterrey (México) com
crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem.
Em 1979 passa a
residir no México com o marido, o físico e epistemólogo
Rolando García, com quem teve dois filhos.
Atualmente é Professora Titular do Centro de
Investigação e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional, na Cidade do México.
Sir Jean William Fritz Piaget
(Neuchâtel,
9 de
agosto de 1896 -
Genebra, 16 de
setembro de 1980)
foi um epistemólogo suíço,
considerado o um dos mais importantes pensadores do século XX.
Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica[nota
1] e fundou a Epistemologia Genética, teoria do
conhecimento com base no estudo da gênese
psicológica do pensamento humano.[1]
Estudou inicialmente biologia na Universidade de Neuchâtel onde concluiu
seu doutorado, e posteriormente se dedicou à área de Psicologia,
Epistemologia
e Educação.
Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954, e tornou-se
mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica. Durante sua vida
Piaget escreveu mais de cinqüenta livros e diversas centenas de artigos.
Piaget também teve um considerável impacto no
campo da ciência da computação. Seymour
Papert usou o trabalho de Piaget como fundamentação ao desenvolver a linguagem de programação Logo.[2]
Alan Kay
usou as teorias de Piaget como base para o sistema conceitual de programação Dynabook, que foi inicialmente
discutido em Xerox PARC. Estas discussões levaram ao desenvolvimento
do protótipo Alto,
que explorou pela primeira vez os elementos do GUI, ou Interface Gráfica do Usuário, e
influenciou a criação de interfaces de usuário a partir dos anos 80.
Em 1919, viaja para Paris e começa a
trabalhar no Instituto Jean-Jacques Rousseau,
quando publica os primeiros artigos sobre a criança. O nascimento dos filhos
(1925-1931) amplia o convívio diário com a "criança pequena" e
possibilita o registro de observações que geram novas hipóteses sobre as
origens da cognição humana. Durante sua estadia em Paris, Piaget conhece Théodore
Simon, que o convida a padronizar os "testes de raciocínio de Cyril Burt, desenvolvidos nos Estados
Unidos, experiência que lhe permitiu delimitar um campo de estudos
empíricos: o pensamento infantil e o raciocínio lógico. Como resultado desse
trabalho, Piaget é convidado para o cargo de coordenador de pesquisas do
Instituto, função que inclui a "Maison des Petits" (Casa das crianças).
Lev Semenovitch Vygotsky
(em russo
Лев Семёнович Выготский, transliteração: Lev Semënovič Vygotskij, sendo
o sobrenome também transliterado como Vigotski, Vygotski ou Vigotsky)
(Orsha, 17 de
Novembro de 1896,
— Moscou, 11 de Junho
de 1934), foi um psicólogo bielo-russo.
Pensador importante em sua área, foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento
intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de
vida. Veio a ser descoberto pelos meios acadêmicos ocidentais muitos anos após
a sua morte, que ocorreu em 1934, por tuberculose,
aos 37 anos. Vygotsky
é o grande fundador da escola soviética de psicologia histórico-cultural. Era necessário, na
época, a construção de uma ponte que ligasse a psicologia "natural",
mais quantitativa, à psicologia "mental", mais subjetiva. Retornou a Moscou em 1924, envolvido em
vários projetos.
Paulo Reglus Neves Freire
(Recife, 19 de
setembro de 1921
— São Paulo, 2 de maio
de 1997) foi um educador
e filósofo
brasileiro.
Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a
escolarização como para a formação da consciência
política. Autor de “Pedagogia do Oprimido”, um método de alfabetização
dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de
esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não
só como método, mas como um modo de ser realmente democrático. É considerado um
dos pensadores mais notáveis na história
da Pedagogia
mundial.
tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. A sua prática didática
fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo
fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por
ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante; o educando criaria
sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já
previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando
seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado.
Johann
Heinrich Pestalozzi
Nasceu em Zurich, Suíça, no ano de 1746. Órfão de
pai aos 4 anos, passou por grandes dificuldades, juntamente com a mãe e
três irmãos, fato esse, que ajudou a consolidar sua personalidade
predominantemente humanista, tornando-o um homem sensível e sonhador,
sempre preocupado com os destino dos necessitados. Ainda como estudante,
já demonstrava interesse pela causa dos desamparados, participando
sempre de movimentos de reforma política e social. Em 1874, na esteira
de seu pioneirismo, fundou um orfanato, onde tinha a intenção de ensinar
técnica de agricultura e comércio, tentativa que fracassou alguns anos
depois. Resolveu, então, transformar o projeto agrícola fracassado em um
Instituto Filantrópico para crianças abandonadas, no que também não
teve sucesso. Porém, nunca desistiu de seus objetivos.
Pestalozzi passou a ser conhecido, devido ao conjunto de sua obra, como “O Educador da Humanidade”.
Anísio Spínola Teixeira
(Caetité, 12 de julho de 1900 — Rio de Janeiro, 11 de março de 1971) foi um jurista, intelectual, educador e escritor brasileiro. Personagem central na história da educação no Brasil, nas décadas de 1920 e 1930, difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova,
que tinha como princípio a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na
capacidade de julgamento, em preferência à memorização. Reformou o
sistema educacional da Bahia e do Rio de Janeiro, exercendo vários cargos executivos. Foi um dos mais destacados signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (ver sua íntegra em [1]), em defesa do ensino público, gratuito, laico e obrigatório, divulgado em 1932. Fundou a Universidade do Distrito Federal, em 1935, depois transformada em Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil.
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