Nos movimentos da criança se articula toda sua afetividade, desejos e
suas possibilidades de comunicação. O que é psicomotricidade? Sua
definição ainda está em formação, já que à medida que avança e é
aplicada, vai-se estendendo a distintos e variados campos. No princípio,
a psicomotricidade era utilizada apenas na correção de alguma
debilidade, dificuldade, ou deficiência.
Hoje, vai mais longe: a
psicomotricidade ocupa um lugar importante na educação infantil,
sobretudo na primeira infância, em razão de que se reconhece que existe
uma grande interdependência entre os desenvolvimentos motores, afetivos e
intelectuais. A psicomotricidade é a ação do sistema nervoso central
que cria uma consciência no ser humano sobre os movimentos que realiza
através dos padrões motores, como a velocidade, o espaço e o tempo.
Movimento e atividade psíquica
O
termo psicomotricidade se divide em duas partes: a motriz e o
psiquismo, que constituem o processo de desenvolvimento integral da
pessoa. A palavra motriz se refere ao movimento, enquanto o psico,
determina a atividade psíquica em duas fases: a sócio-afetiva e
cognitiva. Em outras palavras, o que se quer dizer é que na ação da
criança se articula toda sua afetividade, todos seus desejos, mas também
todas suas possibilidades de comunicação e conceituação.
A teoria de Piaget afirma que a inteligência se constrói a partir da atividade motriz das crianças. Nos primeiros anos de vida, até os sete anos, aproximadamente, a educação da criança é psicomotriz. Tudo, o conhecimento e a aprendizagem, centra-se na ação da criança sobre o meio, os demais e as experiências através de sua ação e movimento.
A teoria de Piaget afirma que a inteligência se constrói a partir da atividade motriz das crianças. Nos primeiros anos de vida, até os sete anos, aproximadamente, a educação da criança é psicomotriz. Tudo, o conhecimento e a aprendizagem, centra-se na ação da criança sobre o meio, os demais e as experiências através de sua ação e movimento.
Estimulação e reeducação
Através
da psicomotricidade pode-se estimular e reeducar os movimentos da
criança. A estimulação psicomotriz educacional se dirige a indivíduos
sãos, através de um trabalho orientado à atividade motriz e as
brincadeiras. Na reeducação psicomotriz se trabalha com indivíduos que
apresentam alguma deficiência, transtornos ou atrasos no
desenvolvimento. Tratam-se corporalmente mediante uma intervenção
clínica realizada por um pessoal especializado.
Princípios e metas da psicomotricidade infantil
A psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, tem como meta:
- Motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior (o outro e as coisas).
- Cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal.
-
Organizar a capacidade dos movimentos representados ou expressos
através de sinais, símbolos, e da utilização de objetos reais e
imaginários.
- Fazer com que as crianças possam descobrir e expressar suas capacidades, através da ação criativa e da expressão da emoção.
- Ampliar e valorizar a identidade própria e a auto-estima dentro da pluralidade grupal.
- Criar segurança e expressar-se através de diversas formas como um ser valioso, único e exclusivo.
- Criar uma consciência e um respeito à presença e ao espaço dos demais.
Fonte: http://br.guiainfantil.com/psicomotricidade/187-a-psicomotricidade-infantil.html
Fonte: http://br.guiainfantil.com/psicomotricidade/187-a-psicomotricidade-infantil.html
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